Serviço de Apoio Domiciliário
O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, no domicílio, a pessoas que por motivo de doença, deficiência, ou outro impedimento, não podem assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou ativas da vida diária.
Assim sendo, o SAD têm como principais funções contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos clientes e seus familiares, prevenir situações de dependência, promover a autonomia, prestar cuidados de ordem física e fornecer apoio psicossocial, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar e colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.
O Serviço de Apoio Domiciliário consiste na prestação de 6 serviços no domicílio do cliente, podendo este usufruir de todos eles ou optar por qualquer um deles, conforme a sua necessidade:
a) Fornecimento e apoio nas refeições respeitando as dietas com prescrição médica;
b) Cuidados de higiene e de conforto pessoal;
c) Tratamento de roupa de uso pessoal do utente;
d) Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
e) Atividades de animação/socialização;
f) Serviço de teleassistência.
Realiza ainda os seguintes serviços esporádicos e/ou pontuais;
a) Assistência medicamentosa;
b) Serviços de enfermagem;
c) Apoio Psicossocial;
d) Acompanhamento e transporte, a consultas assim como a exames complementares de diagnóstico, quando não há retaguarda familiar que assegure este acompanhamento;
e) Transporte para a aquisição de géneros alimentícios e outros bens de 1ª necessidade, nomeadamente medicamentos, quando não exista retaguarda familiar;
f) Cuidados de imagem (cabeleireiro e outros);
g) Realização de atividades ocupacionais;
h) Realização de pequenas reparações/modificações no domicílio;
i) Cedência de ajudas Técnicas.


